Segunda, 25 Jun 2018 -

Estado

Governo do Tocantins recepciona embaixador do Japão do Palácio Araguaia

 

“O Tocantins desperta muito interesse do Japão e é importante promovermos e fortalecermos as nossas relações de cooperação com o Estado”. A declaração foi dada pelo embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, na manhã desta terça-feira, 22, no Palácio Araguaia, onde foi recebido pela equipe do governo. A visita a Palmas faz parte da programação do embaixador, para tratar do projeto de ampliação da Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tocantins, com sede na capital tocantinense.

 

O embaixador disse que essa foi a sua primeira visita ao Estado e destacou a receptividade da equipe de governo. “Foi uma alegria e uma surpresa muito grande a forma como fomos recebidos aqui no centro do Brasil. Entendemos que o Tocantins é estratégico e desperta interesse, na área comercial, do Japão; e a Associação Cultural Nipo-Brasileira do Estado tem um papel importante no intercâmbio cultural e esportivo”, ressaltou.

 

Akira Yamada destacou o projeto de cooperação para construir um Salão Multiuso para os jovens que frequentam a Associação. “Com esse Salão Multiuso, as crianças e os jovens podem praticar diversas atividades, é um centro muito importante para o fortalecimento da cultura desportiva no Tocantins”, salientou ele, lembrando ainda a parceria entre o Tocantins e o Japão, sobretudo no setor da agricultura, por meio do Projeto de Desenvolvimento do Cerrado (Prodecer). “Esse projeto é muito importante para o Japão, para o Tocantins e para o Brasil. Espero que os nossos laços de cooperação possam se desenvolver ainda mais”, encerrou.

 

Prodecer

O projeto Prodecer III é considerado um dos pilares de desenvolvimento econômico e social para o Tocantins e ponto de partida no processo de desenvolvimento para o Tocantins. Após a implantação do Prodecer III, o Tocantins avançou na produção agrícola, principalmente da soja.

 

Participaram da reunião os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Dearley Künh; do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Thiago Dourado; da Segurança Pública, Deusiano Pereira Amorim; e outros auxiliares do Governo.