Segunda, 25 Jun 2018 -

Reitor recebe propostas para implantação da Unitins em Paraíso do Tocantins

 

Possibilidade da criação de um Câmpus da universidade no município é analisada

  

O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, esteve em Paraíso do Tocantins nesta quinta-feira, 17, para discutir com os vereadores do município as propostas para a implantação de um Câmpus na cidade. O pedido partiu um Ofício da Câmara de Vereadores com apoio de todos os parlamentares do legislativo municipal e ganhou peso com a mobilização de milhares de moradores de Paraíso e de municípios da região do Vale do Araguaia. Segundo os moradores e os vereadores, a Unitins em Paraíso representa “oportunidade e esperança”.

 

Entre as propostas apresentadas pelos vereadores ao reitor está a possibilidade da Unitins ser implantada na estrutura da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paraíso (Fecipar), assumindo gradativamente os cursos e os acadêmicos da instituição. Acompanhado pelos vereadores, Augusto Rezende conheceu a estrutura da Faculdade e se reuniu com as responsáveis para discutir situações acadêmicas e administrativas importantes na análise para implantação.

 

Outra sugestão dos parlamentares é que a Unitins fique sediada na estrutura da antiga Escola Adventista. O reitor também visitou o local e ambas as instituições já teriam demonstrado interesse em firmar acordo para receber a Unitins.

 

Vislumbrando um cenário mais definitivo, também há a possibilidade de doação de um terreno para a construção da sede própria da Unitins em Paraíso. Estrategicamente localizada, a área também foi visitada pelo reitor nesta quinta-feira.

 

Sobre as propostas e as visitas aos locais o reitor da Unitins destacou que esse é um momento “muito importante porque traz o espírito de convergência de energias para a implantação de um Câmpus da Unitins em Paraíso. Na verdade, concretizando-se as tratativas, o Estado e a Unitins estarão devolvendo a universidade ao município”.

 

Augusto Rezende ainda reforçou que as reuniões visam viabilizar questões técnicas, pedagógicas e estruturais para essa implantação. “A Unitins tem toda certeza que o município de Paraíso e a região do Vale do Araguaia merecem um Câmpus da Unitins. Os estudantes da região estão com poucas opções na educação superior e a Universidade Estadual surge como esperança para que essas pessoas consigam o diploma de ensino superior”, completou.

 

Durante as reuniões o presidente da Câmara Municipal, vereador Professor Deley Oliveira, destacou que “essa implantação aqui significa muito, representa o resgate da nossa história; não importa em qual prédio seja, o que importa é termos a Unitins de fato na nossa cidade”.

 

Outro vereador que tem articulado diretamente nesse processo é Whisllan Maciel. Para ele “a Unitins em Paraíso representa a esperança que a comunidade tem em oportunizar a tantas pessoas da região do Vale do Araguaia que não têm condições de pagar uma faculdade a chance de cursar um ensino superior de qualidade”.

 

As propostas agora serão analisadas pelas instituições envolvidas.